Sobre nós

Conheça um pouco sobre nossa história e trabalho

com a missão de acessibilidade e inclusão

A Voz Inclusiva (VI) Mídia Produtora surgiu de uma iniciativa de projeto voluntário que produz audiolivros especialmente para pessoas com deficiência visual.

O Projeto Releituras é uma iniciativa que reúne voluntários para a gravação de audiolivros de literatura em geral e didáticos, com multinarração, interpretação, efeitos sonoros e distribuição gratuita para pessoal com dificuldade de leitura de material impresso/print disabled (cegos, baixa visão, disléxicos, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, autistas, entre outros).

Surgido em 2017, o projeto já recebeu prêmios como 16º Prêmio IGK, da Fundação Guga Kuerten na categoria Inclusão Social, seleção no programa Centelha promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), além de participação no programa The Wall do Caldeirão do Huck.

+ 0
Audiolivros produzidos
+ 0
Pessoas treinadas
Created by potrace 1.16, written by Peter Selinger 2001-2019
Created by potrace 1.16, written by Peter Selinger 2001-2019

Em 2020 o Projeto Releituras foi aprovado no Programa Centelha, edital para ideias inovadoras e soluções para problemas reais na sociedade, tendo organização pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Santa Catarina (FAPESC) , apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, a partir de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O projeto ficou nos 20 primeiros dentre um grupo com mais de 1200 candidatos. Assim nasce a VI Mídia Produtora.

Administração

Fátima Medeiros

Professora, graduanda em Letras – Português, ex-consultora do SEBRAE, técnica em segurança do trabalho.

Maria de Fátima Medeiros e Silva idealizou o Projeto Releituras ao perceber sua dificuldade em leitura por possuir degeneração de córnea, doença a qual pode levar a cegueira. Desenvolveu uma metodologia para treinamento de voluntários ledores, o que permitiu ampliar o alcance do projeto, promovendo acessibilidade informacional ao longo de seus anos de atividade. Proporciona novos caminhos a quem tem a oportunidade de conhecer sua visão de mundo.

Gustavo Simas

Produtor fonográfico, graduando em Engenharia Eletrônica, compositor, artista gráfico.

Gustavo Simas da Silva une em seus trabalhos a visão técnica com a expressão artística e dinâmica. Ao longo dos anos tem explorado e produzido em diferentes artes, como design gráfico, fotografia, poesia e música. Atualmente se especializa em Engenharia de Áudio e realiza a direção fonográfica das obras em áudio do Releituras e da VI Mídia.

Skip to content